Tuesday, July 10, 2012

OCULTISMO, OCULTAÇÃO OU SIMPLESMENTE DISCRIÇÃO?

Últimamente (o que era de esperar dada a característica de muitos de nós portugueses), tenho vindo a receber chamadas por telemóvel com a indicação de "oculto" ou "desconhecido".
Nestes casos, lamento imenso, mas nunca poderei atender. Posso esclarecer os motivos, um por um, mas creio que o texto abaixo poderá esclarecer melhor a minha posição. Começo por referir que o termo "oculto" tem várias conotações, quase sempre negativas pois a ele estão associados outros termos como "ocultismo" ou "ocultação" que são em si reveladoras de que existe algo que se pretende ocultar. Se eu não tivesse o telemóvel bem à vista de todos, do lado direito do blog, certamente que muitos me criticariam (e alguns com razão), e até perguntariam porque me ocultava atrás do email e não expunha o meu telemóvel? Teria algo a esconder, seria a minha voz que não queria ver escutada? Quem, em geral,  oculta o seu número no telemóvel não quer que o seu telemóvel seja "descoberto", quer permanecer anónimo. As intenções à partida não são agradáveis e muito menos confortáveis. Será o CIS(?!!) ou a CIA? E porque andarão tão interessados? Será das minhas massagens ou também querem encomendar uma refeição ao domicílio? E como é que iria obter licença para ir ao Pentágono massajar um agente?

Mas também nem sempre é assim, por vezes não há quaisquer más intenções e a ocultação é pacífica. Pode pensar-se: Quem será esta Ana, será que posso confiar a dar assim de mão beijada o meu número de telemóvel? O "oculto" neste caso quereria dizer "quanto mais discrição melhor, nunca se sabe quem vamos encontrar do outro lado da linha". E se assim fôr, apesar de não atender, respeito e compreendo inteiramente. Nesses casos resta ainda um recurso: enviar um email.





No comments:

Post a Comment

I am very grateful for your comment. However forgive me if it can not publish if containing words or terms less appropriate to the context of the blog.

Note: Only a member of this blog may post a comment.