Tuesday, July 3, 2012

Como acompanhar os idosos?

Na maioria dos casos os idosos (todos nós no fundo vamos para lá se não ficarmos por cá antes), são tratados como seres humanos de reduzida condição (salvo se a conta bancária não estiver totalmente limpa). Os lares (sobretudo os de baixo nível onde se falece decorridos alguns meses), vão fazendo o que podem e o que muitas vezes não podem. O ideal são os lares de boa qualidade mas esses, como todos sabem, não os podem pagar a maior parte das famílias.
É neste panorama algo "albanês" (perdoem-me queridos albaneses), que decorre a situação de muitos idosos. Quando ficam em casa de família (que é ainda a melhor solução), muitas vezes estão completamente sós, não porque os familiares os abandonem mas porque estes têm de ir trabalhar.
É aí que a intervenção de ajuda exterior é muito necessária pois além de ser mais económica para as famílias, cria um ambiente mais favorável ao idoso (a) e permite-lhe em muitos casos ganhar novo fôlego e vontade de viver.
O meu trabalho com os idosos (aliás tenho no meu pai essa experiência pois tanto eu como minha irmã nunca o abandonamos), consiste pois em ajudá-lo a viver, a recuperar a determinação de viver com bem estar e qualidade de vida.
Em que consiste esse trabalho: Bom, tal como as crianças (e os idosos são em muitos casos uma outra fase infantil), eles precisam de carinho, muita atenção e sobretudo actividades criativas que os animem e activem. Se por exemplo um idoso(a) deseja recuperar os seus hábitos de leitura mas já não tem condições visuais para o fazer, o meu trabalho consiste também em ler-lhe as suas obras favoritas, recuperar as obras do passado, se gostar de escrever pode ditar-me e eu escrevo e leio-lhe a sua escrita verbal. Depois há ainda os passeios. Se tiver condições de saúde que o permitam, levo-o (a)  passear ao jardim ou parque mais próximo e ali voltamos à leitura, às histórias, às narrativas centradas no passado e nas suas recordações. Quem sabe se a sociedade não beneficiaria se alguns pudessem publicar as suas memórias, não estando na lista dos políticos e comentadores mais mediáticos e muitas vezes medíocres, que enchem as livrarias do presente.
O acompanhamento de idosos deve ser pois uma actividade social criativa, não apenas estar ali na sua casa, dar-lhe as refeições e nada mais. É preciso ajudá-lo(a) a rcuperar a vontade de viver.

Alguns cínicos poderão dizer: Bom, e isso não é pior para a economia nacional, já que com esses cuidados todos eles vão durar mais anos? É sim, mas é melhor para os seres humanos que um dia terão uma sociedade melhor, com netos e filhos mais felizes e criativos.  E portanto mais capazes de governar, de criar cientifica ou culturalmente e ajudar o país a progredir.

No comments:

Post a Comment

I am very grateful for your comment. However forgive me if it can not publish if containing words or terms less appropriate to the context of the blog.

Note: Only a member of this blog may post a comment.